A Web Summit que é o maior evento tecnológico da Europa terá início esta segunda-feira em Lisboa e o inventor da rede mundial de acesso à internet, a World Wide Web, mais conhecida por www, estará presente neste dia de abertura.
Tim Berners-Lee criou a internet a quase 30 anos e falará um pouco sobre a sua visão para esta rede, tendo inicialmente como objetivo que a ‘web’ fosse de livre acesso e servisse a humanidade.
O inventor da www afirmou estar desapontado com a situação atual das empresas de internet
Nesta quinta-feira,1, Tim Berners-Lee cedeu uma entrevista à agência de notícias Reuters, onde afirmou estar desapontado com a situação atual das empresas de internet, após escândalos envolvendo abuso de dados pessoais.
Ele citou o caso envolvendo a consultoria Cambridge Analytica, que usou ilicitamente dados de 87 milhões de usuários do Facebook em 2016. O cientista também lamentou o uso de redes sociais para a disseminação de discurso de ódio.
“O que acontece naturalmente é que uma empresa acaba dominando o mercado”, disse Berners-Lee em entrevista. “Há um perigo de concentração.”
O “pai da internet” também pediu cautela, dizendo que a velocidade da inovação da tecnologia por si só pode acabar reduzindo algumas das maiores empresas do sector.
Se gostou deste post, partilhe nas suas redes sociais.