Como fazer com que o cliente procure a sua empresa e não o contrário? Com Inbound Marketing!

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Inbound Marketing não é uma solução milagrosa (mas quase).

Porém sem sombra de dúvidas ela irá ajudá-lo e muito a transformar os seus leads (potenciais consumidores que demonstraram interesse em consumir o seu produto ou serviço) em  clientes satisfeitos.

O Inbound Marketing chegou para ficar, e a cada dia multiplicam-se as empresas de diferentes dimensões que aderem ao método para conquistar mais clientes e gerar um maior número de vendas.

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing é menos invasivo e tem a capacidade de criar relações mais próximas com os consumidores. Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração (Wikipédia). 

Desta forma, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Vantagens e resultados do Inbound Marketing

inbound-marketing-leandro-dos-santosNeste exato momento, são inúmeras as empresas que  estão convencidas a aplicar a metodologia do Inbound Marketing, principalmente porque é mais barato  que o o Marketing convencional, ou Outbound Marketing.

Se ainda não possui uma estratégia de Marketing de Atração para sua empresa, este pode ser um fator determinante para que fique atrás dos concorrentes que já estão a aplicar esta metodologia. O Inbound é uma metodologia global, e de acordo com a hubspot.com, cerca de 75% dos profissionais em toda a Europa que estão ligados ou atuam diretamente na área de marketing, utilizam como principal técnica o Inbound Marketing.

Com a atual e crescente tendência de cada vez mais pessoas estarem sempre a procura de soluções para seus problemas e dúvidas nos motores de busca (como o Google), e estarem grandes quantidades de horas conectadas nas redes sociais e blogs em diferentes tipos de dispositivos, mostra-nos o quão vantajosa é esta metodologia para que sua empresa não fique de fora.

Fases para uma estratégia de Inbound Marketing

Para iniciar uma estratégia de sucesso de Inbound Marketing é necessário gerar tráfego para o seu website, blog ou loja online. Através de técnicas como Search Engine Optimization (SEO), email marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais, é possível expandir seu alcance dentro do público-alvo, atraindo-os para o conteúdo de qualidade que irá impacta-lo.

Aqui é onde deve-se despertar o desejo do comprador. É nesse momento que o possível cliente vai ter o primeiro contato com a empresa, então é preciso ser muito criativo e possuir um diferencial (como dicas, imagens de qualidade e que chamem a atenção, infográficos, etc) para deixar o leitor curioso.

Os leads, como já mencionamos acima são potenciais consumidores que demonstraram interesse em adquirir o seu produto ou serviço, e isso é demonstrado quando os mesmos fornecem um endereço de e-mail e outras informações pessoais em troca de algum benefício (ebooks, infográficos e webinars são exemplos comuns de materiais oferecidos). Essa é uma das mais importantes fases do funil de vendas, pois nela é alcançado o tão desejado contato do usuário, dessa forma é possível mantê-lo atualizado e sempre nutrido.

Depois de nutrir o lead com informações relevantes, a lógica é despertar o desejo de aquisição do produto ou serviço. Quando o processo é bem estruturado, a venda acontece. Nessa fase é preciso definir o lead score, que é um calculo feito pela empresa para definir se ele está apto ou não para realizar a compra.

Exemplo: Se uma ação que o possível cliente pode tomar equivale a 20 pontos e para que  o mesmo torne-se um comprador apto são precisos 100 pontos, então é necessário que esse possível cliente mostre tal interesse através de 5 ações com este valor, que podem ser geradas através de um contato de email, um telefonema, a leitura de um post ou qualquer outra ação que a empresa defina como válida.

Um novo tipo de pontuação é o Social Score – ele prevê a relevância do lead com base na análise da presença e das atividades de uma pessoa nas redes sociais.

Após a venda é preciso criar um vínculo/fidelização entre o cliente e a marca/empresa. E como isso acontece? Com o cliente extremamente satisfeito, pois a empresa irá comprometer-se em disponibilizar a ele sempre a melhor experiência, oferecendo conteúdo relevante e de qualidade como newsletters e canais de comunicação aberta com o cliente.

Essa etapa do Inbound Marketing é conhecida como funil de vendas, e para aplicá-la é necessário conhecer e estudar constantemente cada um destes pontos.

Analisar para melhoria contínua

Essa não é uma etapa do funil de vendas, entretanto analisar é um passo fundamental. É nele que perceberemos se estamos a errar ou a acertar, quais pontos precisam ser estudados, entre outros detalhes.

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