5 Grandes Tendências de Marketing Digital para 2020

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5 Grandes Tendências de Marketing Digital para 2020Podcasts, busca visual, chats privados: são inúmeras as tendências para o Marketing Digital neste novo ano de 2020. Saber utilizá-las será fundamental para que a sua empresa mantenha-se, ou passe a estar a frente da concorrência. Foi pensando em nossos clientes que resolvemos partilhar aquelas que achamos serem as principais tendências para o Marketing Digital em 2020. Confira abaixo.

1. SEO

O nosso famoso Search Enginne Optimization (Otimizador de motores de busca), em outras palavras, é a capacidade de colocarmos a nossa webpage nas primeiras posições das pesquisas Google.

Saber optimizar o seu site, blog ou loja online será cada vez mais útil para o seu projeto digital. E sabe por quê?

Por exemplo, os anúncios no Facebook já estiveram 1/3 mais baratos do que hoje em dia, e muitas pessoas estão a utilizar os anúncios como forma de promover a sua empresa, no entanto quem entende a forma como a sua persona ideal procura informações sobre o seu assunto no Google terá uma grande vantagem em suas mãos, pois poderá poupar em anúncios.

 

2. Chats privados para comunicar com clientes

Muitas empresas hoje possuem um chat online incorporado no próprio Website para que clientes possam expor suas dúvidas e opiniões e receberem a resposta de um colaborador em tempo real.

chats privados para comunicar com clientes
Exemplo retirado do site vendus.pt

Uma grande transformação digital proporcionada pelo marketing foi o uso das redes sociais para interagir com os consumidores.

As redes sociais atraem grande atenção por parte dos utilizadores, e aquelas que possuem um chat privado para comunicar servem como um meio para o atendimento ao público que está interessado em um determinado produto ou serviço.

As grandes marcas viram no uso das trocas de mensagens diretas uma grande oportunidade para interagirem com os seus seguidores e consumidores.

Afinal, quem não verifica ao menos uma vez ao dia a caixa de mensagens de pelo menos uma rede social?

Através dessa visão empreendedora o Facebook em 2014 comprou o precursor das mensagens diretas entre pessoas o WhatsApp. O mesmo já utiliza funcionalidades para vendas já a algum tempo, e a tendência é essa prática aumente até mesmo para a nutrição de leads.

Ao invés de oferecer uma newsletter, por exemplo, muitas marcas já oferecem aos seus seguidores a inclusão em grupos do WhatsApp ou em listas de transmissão.

Na Índia, por exemplo, está a ser testado já a algum tempo o WhatsApp Pay, futuro programa de pagamentos virtuais via WhatsApp, que deverá chegar ao resto do mundo em pouco tempo.

 

3. Podcasts

Os podcasts são áudios que podem ser ouvidos online ou offline, se você fizer o download do ficheiro.

A variedade do formato impressiona: é possível consumir notícias sobre política, ficar por dentro da opinião de críticos de cinema, ouvir comentários sobre campeonatos desportivos e testemunhar debates sobre qualquer assunto.

Alguns websites também estão a incluir um player como alternativa à leitura de um texto, o que torna o conteúdo mais atraente para a audiência, que pode carregar o play enquanto se dedica a outras tarefas.

 

4. Pesquisa por imagens

A pesquisa feita por uma imagem, fotografia ou até mesmo por um printscreen tem aumentado e está cada vez mais disponível em motores de busca.

Essa forma de pesquisa é muito mais interessante para nós, pois que o cérebro humano processa informações transmitidas por imagens milhares de vezes mais rápido do que qualquer texto.
Por esse motivo, os e-commerces têm sido pioneiros na optimização do uso desta função, como por exemplo o gigante chinês AliExpress, que possui na sua App a função de pesquisa através de imagens como mostra o print abaixo:

aliexpress pesquisa por imagem

 

5. Maior disponibilidade

Cada vez mais a corrida por um cliente será ganha por aquele que mostrar maior disponibilidade para conversar com as pessoas.


Aquele que pensa que por ser um grande criador de conteúdo está livre desta obrigação, certamente, mais cedo ou mais tarde irá notar a perda de clientes, pois os mesmos irão buscar um outro local onde lá elas tenham a devida atenção que merecem.

Portanto, empenhe-se em responder comentários, directs e de mostrar que realmente preocupasse com aquele cliente ou pessoa que o contactou. Se necessário prepare uma equipa que possa estar responsável e apta a executar esta importante função.


As pessoas querem atenção e elas irão comprar o seu produto ou serviço se elas receberem a devida atenção não somente no pós-venda, mas também na pré-venda.

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This Post Has One Comment

  1. Raquel

    Ótimas dicas de tendências para o novo ano no Marketing Digital 😉

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